sexta-feira, setembro 30, 2005

De noite os cães sairam à rua
e ladraram às portas e às janelas
que não havia vontade maior que a sua
de livrar-se daquelas trelas,

açaimes e grossos chicotes
cortantes na carne, do eterno dejá vu
de luares escondidos à luz de archotes
que queimei eu, queimaste tu

no dorso das bestas que somos nós
e que reais bestas!não demos conta
as feridas não saram,e é tao atroz
olhar a cicatriz, que coisa tonta

sair de noite com as tripas de fora
a alma toda aberta, absolutamente nua
ganir, latir, ladrar, insurgir a gritar
pelas ruas que não são minhas nem tuas

são nossas raios!e entristece-me isso:
já cão,pudesse sê-lo em absoluto irracional
e somente existir sem sequer pensar nisso
pois de dia mascaro-me Homem, de noite animal.
Iowa

4 comentários:

Pêra disse...

:0 mto bom continua...

Pêra disse...

:0 mto bom continua...

Anónimo disse...

precisei de uma explicaçao, uma noite de sono, uma manha a morrer de fome e apos uma aula de portugues extremamente produtiva finalmente percebi!! (tava c sono, da o desconto)...! brutal...que mais dizer? alem disso gosto especialmente deste porque contribui numa coisinha de nada, mas mesmo assim é bué da fixe! (nem sequer foi uma contribuiçao decente,foi mais um bloqueio neurologico!!) e bem vou-me calar!

Anónimo disse...

tive a pensar neste poema e acho que nao concordo contigo. pelo que dizes um animal limita-se a ser animal, simplesmente o é, enquanto que os homens fingem que sao homens e por vezes tornam-se animais, e dizes que por isso preferias ser sempre animal. (espero ter percebido bem) Bem, nao concordo, porque enquanto que o animal só pode ser animal, o homem, apesar de muitas vezes ser animal, pode sempre tentar ser homem, tentar ser melhor, pode simplesmente fingir que o é e nunca chegar á perfeiçao, mas nao fará isso parte da nossa condiçao humana? prefiro ser "homem" e pelo menos ter a hipotese de tentar nao ser animal, do que limitar-me a ser animal e nao ter sequer a hipotese de ser homem! isto tá meio confuso, mas espero que percebas! como sempre uma aula de matemática bem passada a pensar nisto! já viste? li este poema quando o acabaste e só agora é que percebi mesmo bem pa poder dizer que nao concordo! lol ando a ficar demasiado lenta! mas depois tem outro lado, o lado bom lol puseste-me a pensar imensos dias! bem aqui fica a minha opiniao, porque que escreves bem ninguém pode dizer o contrario, mas nao posso sempre concordar contigo nao é?*