quarta-feira, outubro 05, 2005

Mas porquê?

Mas porquê? Sinceramente, tento perceber mas não consigo ...
Cada vez mais e mais, e todos nós sabemos disso ... a insegurança neste país está a aumentar a olhos vistos ... o perigo está mesmo ao virar da esquina e nunca ninguém se apercebe disso.Perdão, todos nós nos apercebemos, simplesmente optamos por não tomar uma posição.Escolhemos sempre o caminho mais fácil,em que as nossas mentes nos asseguram que "isso a mim não me acontece de certeza" e mais vale continuar na minha vidinha pacata,mesmo sabendo que andam ai à solta assassinos , violadores , ladrões , enfim de tudo um pouco no vasto leque de escolhas que o nosso país faz questão de "providenciar".
A criminalidade já está de tal forma entranhada na nossa sociedade que após vermos noticías de triplos homicídios ou qualquer outra forma de crimes macabros, ou um "simples" assalto à mão armada ... largamos um "isto está cada vez pior" ou até mesmo um "como é que há alguém no mundo capaz daquilo..." que de seguida é interrompido por mais uma garfada ao som da Manuela Moura Guedes na rotina diária de qualquer português.
E depois, obviamente temos os casos em que a autoridade fez-se sentir, aqueles casos que "ele teve o que mereceu" ... até aqui tudo bem . O pior é quando os bloco´s entram em acção , essas criaturas que acusam a polícia de "abuso de força" , aquelas criaturas que consideram o espancamento de um criminoso um verdadeiro "atentando à Humanidade",essas criaturas que obviamente nunca sentiram a violência do mundo na sua verdadeira forma e aspecto, essas criaturas...
Áqueles que sentimos essa violência no nosso dia-a-dia e que nos revoltamos contra ela , chamam-nos de radicais e extremistas,apelam à nossa solidariedade para com eles quando eles próprios também não a têem,confudem as nossas ideias com ideias de outrora e tentam tudo por tudo para nos calar.Pois eu sinto essa raiva, esse ódio que pouco a pouco vai crescendo ... a questão agora é saber quando e se vai parar ...



PORTUGAL AOS PORTUGUESES

11 comentários:

Pêra disse...

Força aí! Há poucas pessoas a pensar assim... Nós temos medo... Medo de sair à rua. Espaço que pertence a todos e todos têm o direito de a usar calma e livremente.(pareço um comunista a falar... da-se!!!)

Anónimo disse...

fiquei sem nada para acrescentar!

Anónimo disse...

Tudo tem solução: http://www.juvenac.org/


Tenho orgulho em ser Português e não tenho medo de o esconder. Que se foda a sociedade de esquerda.

Martinho Lucas Pires disse...

chama-me de esquerda (que se foda a política) mas extremismos por qualquer lado que sejam e exclusões sociais, outra vez, não são solução para nada. não vou estar para aqui a argumentar o que quer que seja - o quadrado é pequeno e prefiro falar ao vivo - mas se vamos lutar por combates de violência por violência ou por marginalizações estéreótipas e assim, então tudo o que acreditamos em termos de democracia e assim é uma treta pegada.

se Portugal ao portugueses (nesse sentido extremo-patriotico) então lisboa aos lisboetas. no sentido cosmopolita e multi-cultural que isso possui. e não venham cá com a desculpa de rappers americanos negros. há algum branco americano que tenha feito alguma coisa contra quioto, ou contra o Iraque? a reeleição de Bush prova-o. e os negros são uma minoria nos eleitores norte-americanos.

um abraço

Martinho Lucas Pires disse...

e o primeiro tipo que me chame de esquerda ou de direita ou de alguma literalidade qualquer como essa (que é a maior merda que existe na política de hoje) está errado. sou uma pessoa, um indíviduo com a sua opinião e com os seus ideais. se me quiserem colar na testa uma etiqueta, não o façam.

um abraço

Martinho Lucas Pires disse...

não estou a tentar ofender alguém, nem a tentar monopolizar este espaço. apenas partilho a minha opinião, como pessoa que sou, com respeito pelas outras que convergem e divergem da minha.

abraço

Getthis disse...

Eu não estou a lutar por combates de violência por violência ... estou a lutar por justiça.É simples.Se,novamente,preferes estereotipar esse pensamento como um "extremismo patriótico", não o faças porque não é disso que se trata.
A teoria de "dar a outra face" é para aqueles que não vêem a vida como ela realmente está ... é para aqueles que acreditam numa quimera,num sonho inatingível a que alguns pretendem chamar de "democracia".E para que conste,não não acredito na actual democracia que vigora neste "país".
Compreendo perfeitamente a tua posição,e longe de mim colar-te qualquer etiqueta,apenas discordo na sua totalidade.Mais uma vez apela-se à eterna questão "Será que os fins justificam os meios?" , a resposta está nas ruas desta cidade por volta desta hora...

Getthis disse...

Quanto ao resto das questões por ti levantadas... realmente preferia discuti-las pessoalmente,porque como tu próprio dizes e com muita razão,este quadrado é muito pequeno.

Martinho Lucas Pires disse...

justiça nesse modo não como o "bem" de Aristóteles, apenas como uma vingança, que o meu sentido moral não consegue entender, desculpa. mudo o "extremismo patriotico" para uma vingança.

então, pelo que dizes, chama-me sonhador. alguém tem de ser positivo no meio desta treta toda. acredito na democracia, não nos totalitarismos.

percebo a tua opinião, mas as respostas a esse os fins justificam os meios não os encontro nas ruas da minha cidade (provavelmente diferente da tua) nem de nenhuma outra.

fico à espera da discussão cara-a-cara.

um abraço

José Brito,sj disse...

Olá!
Há já bastante tempo (em Julho) resolvi fazer uma ligação para o vosso Blog. Fi-lo com todo o gosto.
Hoje não posso deixar de dizer que tenho pena de ter lido aqui estas linhas. Podemos conversar sobre isto...
Entretanto, se quiserem podem ver o que penso sobre tudo isto no Optimista:
http://hajaoqhouver.blogspot.com/2005/10/temer-o-medo.html

abraço

Anónimo disse...

faço questao de esclarecer desde ja que até agora nao me identifico com posiçao politica nenhuma, nao acho que deva ter alguma nem consigo gostar de politica, apenas tenho as minhas opinioes que proveem das minhas ideias ideais e formaçao.
assim como fases entender que as pessoas, perante a sua depreocupaçao e a sua "falta de atitude" perante a insegurança nas ruas sao ridículas e o fasem para não se confrontarem com + 1 problema social(ideia com que concordo em grande parte), também acho, pra além de ridículo, assustador , preocupante e ingénua a atitude de outras...Atitude tao simples como ipocrita que olha para o problema da insegurança começando logo por tentar arranjar rótulos para dar a estes criminosos...é de resto, uma medida típica de quem foge a problemas (rotular problemas para facilitar a sua resoluçao)...comaça-se entao a confundir insegurança com racismo visto que "obviamente sao os pretos!..." ou "sao os ciganões"!...quando são na realidade o pessoal mais pobre com pouca ou nenhuma educaçao nem formaçao, poucas oportunidades de poder sonhar no que realmente sonham, o que realmente nao justifica os crimes que cometem (so etou a diser quem realmente sao e nao a justificar os seus crimes)...enfim...o pesoal da musgueira é que sao aqui os "pretos e ciganos"...como se na musgueira nao houvesse Portugueses!...lol(lamento, apeteceu-me rir) enfim, é no mínimo tao ridiculo como o despreocupado aquele que, pela segurança, faz estas confusoes e ve em raças humanas extratos sociais preocupantes generalizando-os...afinal, para lutar contra algo de facto deshumano, a criminalidae, usa-se outro elemento deshumano...o racismo...que é, para além de tudo irracional e hipocrita; lutar o mal com outro mal...ha algo mais simples? sou pela liberdade...e para haver liberdade de expressao e de pensamento seja politico ou o que for...se ha para 1ns tem de haver para todos se nao ja nem se chamaria liberdade...acho que é 1 principio da democracia...ou plo menos assemelha-se....mas o que me faz mais confusao, e que cada vez mais, é o facto de putos da minha idade devido a problemas de imsegurança cada vez mais resolverem estes problemas com a sua aproximaçao a ideais politicos que nem sabem bem poque nem para o que vao...e so porque e facil e la teem amigos ou antigos amigos que ate nem teem nenhum problema se juntam a eles e às suas ideias e costumes cada vez mais e mais.....ISTO é IPOCRITA!....e tenho a certeza seria de que grande parte do pessoal que hoje continua em tal refugio, entrou para la em situaçoes faceir ridiculas e propicias ás que o pessoal da minha geraçao esta neste momento a envergar....enfim, depois parece que se começa a ver num extrato extrmo politico preocupante nada mais que uma "tribo urbana"...que se chega a confundir com moda.
acabo confuso sem saber se hei-de apenas ter pena e chorar pelo trite que é ou se rir pelo seu ridiculo...
Depois falamos, grande abraço!