segunda-feira, julho 11, 2005


"Dos que me rodeiam ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo."-Confúcio
Concordo,subscrevo e sublinho.
Como agora reparo que se verifica tanto e com tanta veracidade ainda acrescentaria mais:"Que desilusão..."

3 comentários:

Anónimo disse...

um corpo não passa de uma casca. Mas mesmo assim eu acredito que essa casca possa reflectir o sumo. talvez... Nunca olhas-te para uns olhos banalissimos e pensas-te que eram a coisa mais bonita que alguma vez tinhas visto?
Até uma pessoa com traços feios, quando é bonita por dentro, é como se ganhasse alguma luz...não te sei explicar, como se certos traços fossem suavizados por um sorriso sincero! Umas maõs nunca te mostraram dedicaçao? ou empenho? Não penso que a casca se limite a se-lo somente, tem de ser algo mais...por isso talvez não seja tão errado amar uma casca.Para mim a casca é sempre um reflexo, não sei se percebes o meu ponto de vista, mas tentei.
Confúcio fala na virtude...é facil amar a virtude. Quando conheces uma pessoa, o que conheces de imediato, o mais facil de percepcionar é a virtude...todas as qualidades dessa pessoa! e é tão facil amar as coisas boas. é espontâneo! o dificil é amar os defeitos, os defeitos não se conhecem imediatamente, e toda a gente os tem, é preciso muito mesmo para conhecer os defeitos de uma pessoa, às vezes anos...o problema é que se te fias só no amor que tens pelas qualidades, quando os defeitos surgem, e hâo de surgir, perdes-te!
Acho que consigo dizer que amo menos de uma mão cheia d pessoas na minha vida. Contudo chegam. E amo os seus defeitos...tanto. Amo os seus pequenos promenores, aqueles pequenos ticks que provavelmente nao se apercebem..! Amo insensatamente...e incondicionalmente, sem pedir nada em troca. Como um pai ama a um filho, sem exigencias, e nao me consigo xatear sequer. Podem-me magoar por vezes ou mesmo irritar o que não é dificil, agora fazer-me xatear é impossível...o que sinto por essas poucas pessoas é tao grande, que nada pode justificar uma zanga, nem mentiras nem palavras, não ha nada que o justifique, porque conheço essas pessoas e sei que se o fizeram foi porque na altura lhes pareceu o melhor...e mesmo que tenham errado, magoando-me, amo-os por isso, por errarem, porque é por errarem que são tão especiais. Falei de erros, desculpa, não há erros, há decisões a serem tomadas. Como posso não amar pessoas que me são tão importantes? Das quais tanto preciso...sou egoísta, eu sei. Teimosa e infantil...e tenho uma visão cor de rosa do mundo...eu sei! mas talvez alguém um dia me ame por isto...por todos estes meus defeitos...!


desculpa o desabafo...acabou por sair maior do que estava à espera. Apeteceu-me escrever o que sentia.

Iowa disse...

Aquilo que dizes parece-me bem mas pelo que li parece que não me fiz entender, aliás, que o Confúcio não se fez entender ou pelo menos que eu e tu interpretámo-lo de maneiras distintas.Mesmo assim gostei do teu ponto de vista mas acredita que é bem diferente do meu.

Anónimo disse...

talvez...ou então simplesmente tem tudo a ver com a maneira como estamos e nos sentimos, talvez se tivesse lido essa frase uma semana antes teria-a intrepertado de forma diferente.Da-me um mês e venho fazer 1 post novo sobre essa mesma frase.Quanto é que apostas que provavelmente vai ser totalmente diferente?
Só mais uma coisa, eu acho que Confúcio nunca se fará entender, porque por mais pessoas que leiam essa frase, provavelmente nunca ninguém a irá percepcionar com o mesmo sentido com que Confúcio a disse.E agora vou-me calar que ja chega de escrever comments gigantes.