sábado, março 12, 2005

Médias

Farto.É como me sinto.Simplesmente, absolutamente FARTO destas "corridas" para as médias.
Acho abominável o modo como a estrutura do ensino secundário se apresenta hoje em dia no nosso país.
Média para ali ... média para aqui,tive 12 no outro agora tenho de "sacar" um 16 para manter a minha média...este teste vale a dobrar portanto tenho ainda de estudar mais e mais e MAIS! E assim do nada damos connosco a lamuriar dias após dia por uma nota catastrófica "naquele teste" deveras importante,damos connosco a passar momentos preciosos da nossa vida com o nariz enterrado na merda dos livros,damos connosco sem tempo para fazer nada daquilo que realmente gostamos de fazer e dedicar o nosso tempo...E depois por pequenas falhas ou detalhes que não conseguimos detectar a tempo, ou por simples capricho de alguns docentes mais frustrados da vida temos "aquela nota" que nos manda abaixo completamente e que marca cada vez mais o nosso futuro profissional ( e não só ).
Apesar de o considerar parcialmente impraticável,eu defendo que o ensino devia ser algo estimulante e acima de tudo gratificante,saber que estamos a construir o nosso futuro à custa do nosso esforço e dedicação, e não algo de frustrante e "stressante" como tem revelado ser...
Já para não falar nas médias ridículas que o estado impõe no intuito de aumentar a dificuldade e o consequente grau de exigência dos seus graduados.
Posso estar a dizer uma grande asneira mas sei que um bom médico nem sempre é o médico que tira 20 a todas as suas disciplinas...
A mentalidade que me tem sido incutida durante este tempo : " Ou és um nerd que estudas até cegar, um graxista de merda diposto a tudo por mais uma décima, ou não te safas na vida e todos os teus sonhos não passam de horizontes inalcansáveis".
É como me sinto ... posso ter interpretado mal .... quem sabe ... mas é como me sinto.

4 comentários:

Iowa disse...

A verdade é que está a ser criada uma sociedade de graduados frustrados que sabem que passarão 30 anos das suas preciosas e esgotáveis vidas a exercer não a profissão que querem mas sim aquela que com 16,17 e 18 anos a suas notas possibilitaram...Desde o farmaceutico que queria ser médico ao professor de fisica que sonhou ser engenheiro temos uma sociedade de trabalhadores por necessidade,não por gosto e de jovens que se arrastam para sempre frustrados porque um dia quando mais novos as décimas decidiram-lhes a vida.
Resta-nos acreditar.Uma vez mais.

Anónimo disse...

pah, concordo mm contigo, deste o exemplo de medicina, que é um dos melhores, na minha opiniao (corrijam.me se estiver errada) um bom médico nao e aquele que tem 1a cabeça genial (é claro que nao pode ser 1 bronco pk a vida de varias pessoas depende dele) ms sim aquele que tem mesmo vocaçao para medicina. Medicina é uma daquelas profissoes em k as pessoas levam + tempo em estudos, perdem-se, sei la,15 anos da vida? se nao e isto anda la perto...para dedicar estes supostos 15 anos ao estudo e pk queremos mesmo muito 1a coisa. Media de 16, ou mesmo 17, nao é 1a media baixa e requer muito esforço, ms quando olhamos para o absurdo que é a media d medicina uma pessoa fica desmotivada. agora falando + da escola, so queria dar 1 exemplo que aconteceu comigo: eu no 10º ano nunca estudei grande coisa para ctv i tinha entre 15 i 16, no primeiro teste do 11º voltei a ter 16. o que se passou foi que no 2o teste do primeiro pensei :"eu n mes esforço grande coisa e tenho 16, vou.me matar a estudar pa este teste pa ter uma optima nota", esforcei.me tanto, que ate me esforcei demasiado, ou seja, fiquei a estudar ate as 2 da manha na vespera (um dos maiores erros que se pode fazer), cheguei ao teste i tive 10, porque estava tao podre de sono que n consegui mandar 1a para a caixa. este periodo tive media d 17, i por + que me esforce nunca vou conseguir ter mais de 16 no final do ano (so tenho 16 se tiver media de 3o periodo ou 19 ou 20. k bom!!!). agora eu pergunto-m assim: se a professora tivesse ido ver as minhas notas do ano passado teria reparado que tinha sido 1 caso pontual e podia perfeitament ter-me dado 1 ponto a mais no 1o periodo para nao me lixar a media no final do ano...ms nao. Eu n acharia isto tao indecente como acho se depois n reparasse em outros casos em que algumas pessoas sao 1s grandes graxistas e a professora lhes da + 1 ponto d bonificaçao ao seu maravilhoso 17 ou 18 porque "gosta dles" ou "eles querem ir para medicina". se formos a ver os professores beneficiam os optimos alunos que querem ir pa medicina com pontos de bonificaçao, para ajudar a entrar (o que eu acho bem), ms 1 aluno mediocre ja n pode contar com esses pontos d bonificaçao...acho injusto.
acabando o meu "pequeno" comentario c o assunto que comecei, so queria acrscentar que a media para entrar em medicina é de doidos e o estado devia fazer alguma coisa. imaginemos que queremos entrar para 1 curso c media de 13, i n entramos porque temos media de 12.8, pensamos "se eu me tivesse esforçado +...", agora suponhamos que queremos ir pa medicina, temos media de 17.8, e nao entramos, entao pensamos :" se eu me tivesse esforçado +..." mas dde repente paramos e pensamos "ALTO LA! TU ESFORÇASTE-TE!", e depois temos casos de pessoas que se suicidam por n entrar em medicina...ta certo!

Getthis disse...

Acho que não vale apena acrescentar nada ... o Jindrak disse tudo o que havia para dizer!

Martinho Lucas Pires disse...

uma revoluçaozita? e não me chamaram?

(por isso é que ter futuro neste país é uma icógnita enorme)

só espero que se corrija tudo. Que as médias também a mim já me lixam a cabeça.

um abr